RSS

Projeções Mapicas

Projecção de Lambert

É uma projeção com origem no Centro da Terra, cuja superfície é projetada num cone secante a ela em dois paralelos determinados.
É considerada como sendo perfeita entre os Paralelos que faz tangência. As distorções (erros) se fazem notar ao afastar-se desses paralelos.



Projecção de Mercator

A projeção de Mercator foi apresentada em 1569 pelo cosmógrafo e cartógrafo flamengo Gerard de Kremer ou Cremer, através de um grande planisfério medindo 250cm x 128cm, constituído por dezoito folhas, impressas separadamente.
Na projeção de Mercator, as linhas que, à superfície da Terra, fazem um ângulo constante com os meridianos (linhas de rumo constante, ou loxodromias) são representadas por segmento de reta.
Este é precisamente o tipo de trajeto praticado pelos navios no oceano, onde as bússolas são utilizadas para indicar as direções geográficas e dirigir as rotas de longo curso. Mas não fazem sentido na projeção de Mercator. As duas propriedades referidas – a conformidade e a representação das linhas de rumo por segmentos de linhas - , fazem com que esta projeção seja particularmente apropriada para apoiar a navegação marítima: rumos e azimutes são medidos diretamente na carta náutica, através de transferidores ou das rosas dos ventos aí impressas, e as correspondentes direções podem facilmente ser transferidas para outros locais da carta, utilizando-se réguas horizontais ou um par de esquadros de navegação.

Projeção azimutal polar

Projeção azimutal é a projeção cartográfica que se obtém sobre um plano tangente a um ponto qualquer da superfície terrestre o qual ocupa o centro da projeção. Classifica-se como projeção azimutal polar, projeção azimutal equatorial e projeção azimutal oblíqua, conforme o ponto central seja, respectivamente, um pólo, um ponto no equador ou um ponto intermediário entre o equador e o pólo.
No caso do plano ser tangente ao pólo, os paralelos aparecerão representados nos círculos concêntricos, que tem como centro o pólo e os meridianos no lugar dos cardeais, convergindo todos para o ponto de contato. Neste tipo de projeção, as deformações são pequenas nas proximidades do pólo, mas aumentam à medida que nos distanciamos do centro e o mesmo efeito se aplicaria quando a projeção é feita num determinado paralelo de latitude nesse caso os cardeais indicariam os rumos e as coordenadas, a partir do ponto de contacto, sofreriam distorções.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário